quarta-feira, 14 de abril de 2021

PACOTE AMBIENTAL: EUA FAZEM ULTIMATO AO BRASIL, NORUEGA EXIGE PRESERVAÇÃO DA FLORESTA

.
"...a cúpula do clima é uma oportunidade para o Brasil resgatar a preocupação ambiental diante dos olhos do mundo." 


No 247:
O governo dos EUA considera a Cúpula de Líderes sobre o Clima, que será liderada pelo presidente Joe Biden na próxima semana, como a última chance de o Brasil mostrar preocupação ambiental.    

Dependendo do comportamento do governo Bolsonaro na questão climática, o Brasil  poderá não recuperar a confiança dos Estados Unidos. O recado foi dado pelo embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, durante reunião virtual no domingo (11) com políticos, economistas, diplomatas e empresários brasileiros, informa a Folha de S.Paulo

Chapman foi enfático ao dizer que o meio ambiente vai nortear as relações entre Brasil e EUA. Ficou no ar a ameaça de que acordos comerciais entre os dois países e a entrada do Brasil na OCDE dependem do plano que o governo Jair Bolsonaro vai apresentar na cúpula organizada por Biden, entre os dias 22 e 23 de abril.    

O embaixador estadunidense afirmou que existe uma percepção de que o desmatamento ilegal na Amazônia cresceu muito e que essa realidade precisa ser revertida.    

Para o diplomata, a cúpula do clima é uma oportunidade para o Brasil resgatar a preocupação ambiental diante dos olhos do mundo. 

Os participantes da reunião interpretaram as declarações do embaixador dos EUA como um ultimato do governo Biden a Bolsonaro.  -  (Aqui).
................

Enquanto isso, em recente reunião...


"O ministro Ricardo Salles, que está desmontando as políticas ambientais do Brasil e 'passando a boiada', retratou o País como um cão faminto diante de uma máquina de frangos de padaria, em reunião com representantes dos Estados Unidos. 'Em reunião com integrantes da equipe de John Kerry, enviado especial para o clima do governo Joe Biden, Salles mostrou slides em que era possível ver a imagem de um cachorro sentado, abanando o rabo diante de uma máquina de frango assado, situação bastante comum em frente a padarias brasileiras', diz reportagem da Folha de S. Paulo. (...)." 

("Em Reunião Com os Estados Unidos, Salles Retrata o Brasil Como Cão à Espera de Um Frango"  -  Aqui). 
................


NORUEGA QUER QUEDA NO DESMATAMENTO PARA REATIVAR FUNDO AMAZÔNIA

Na DW:
"A Noruega só pretende retomar os repasses para o Fundo Amazônia quando o Brasil demonstrar que pode reduzir o desmatamento da Floresta Amazônica, afirmou nesta quarta-feira (14/04) o ministro norueguês do Meio Ambiente, Sveinung Rotevatn. O país parou de financiar o mecanismo em 2019 após uma série de mudanças unilaterais promovidas pelo governo de Jair Bolsonaro. Neste mesmo ano, as devastações na região bateram recorde. (...)."    -  (Para ler a íntegra da matéria, clique Aqui).

Nenhum comentário: