segunda-feira, 1 de março de 2021

NEW YORK TIMES DIZ QUE MORO CORROMPEU O SISTEMA JUDICIAL E É RESPONSÁVEL DIRETO PELO CAOS QUE O BRASIL VIVE HOJE

.
De como reproduzir uma postagem inserindo algumas observações adicionais, não necessariamente contestatórias.


No
247  -  
O jornal  The New York Times, o mais influente do mundo, diz que o ex-juiz Sérgio Moro é responsável direto pelo caos no Brasil, por ter corrompido o sistema de justiça no País. "O Brasil vive várias crises ao mesmo tempo – a situação catastrófica da saúde, a economia frágil e a polarização política extrema. Agora podemos adicionar a corrupção do sistema judicial à lista. Não precisava ser assim. Os brasileiros tinham grandes esperanças há sete anos, quando um jovem magistrado chamado Sérgio Moro lançou uma operação anticorrupção chamada Lava Jato, ou Operação Lava Jato", diz o artigo assinado pelo jornalista Gaspard Estrada. (Nota deste Blog: Moro não lançou a operação, fez parte do 'pacote': já era conhecido pela performance na Operação Banestado, dos idos de 2002. Tudo foi concentrado em suas mãos: todas as denúncias tinham de ser avaliadas por ele, em prejuízo dos princípios da jurisdição/competência e do juiz natural. Quem concebeu o 'pacote'? Boa pergunta).

"A Operação Lava Jato provou que a justiça poderia acabar com a corrupção endêmica no Brasil ou foi apenas um conto de fadas que velou outros interesses políticos? Nas últimas semanas, o lado negro da Lava Jato foi desnudado, e um sentimento de profundo desencanto com a chamada justiça curitibana, que leva o nome da capital do estado do Paraná, onde a força-tarefa estava sediada, se espalhou por todo o país. A Operação Lava Jato foi considerada a maior investigação anticorrupção do mundo, mas se tornou o maior escândalo judicial da história do Brasil. Quando a força-tarefa foi dissolvida em 1º de fevereiro, quase ninguém saiu às ruas ou às redes sociais para lamentar seu fim", apontou ainda Estrada.      

O jornalista também responsabiliza Moro diretamente pela destruição do Brasil. "Em vez de erradicar a corrupção, obter maior transparência na política e fortalecer a democracia, a agora notória Operação Lava Jato abriu o caminho para Jair Bolsonaro chegar ao poder após eliminar seu principal rival, Lula, da corrida presidencial. Isso contribuiu para o caos que o Brasil vive hoje", escreveu. (Nota deste Blog: Faltou mencionar outras motivações, como a situação periclitante vivenciada por Moro ainda enquanto magistrado, em face de reclamações gravíssimas em vias de ser julgadas pelo Conselho Nacional de Justiça: ao que consta, cerca de 55 reclamações - formuladas pelas defesas do ex-presidente Lula e de diversos outros acusados - aguardavam inicialmente o exame do CNJ;  protetores de Moro teriam conseguido mandar arquivar a maioria, mas 11 remanesceram: ilegalidades incontornáveis - e Moro teria sido alertado sobre o iminente julgamento dessas práticas. Condenado, uma das alternativas de pena seria a aposentadoria compulsória. Ao que consta, repita-se)  -  (Aqui).

Nenhum comentário: