sábado, 6 de março de 2021

FUTEBOL EM TEMPO DE PANDEMIA

.
Faz um bom tempo que experts em Futebol - como o competente José Trajano, do Papo Com Zé Trajano - vêm questionando a permanência de campeonatos pelo Brasil da Pandemia Covid-19. Mas as federações argumentam que as torcidas não ocupam os estádios, e os profissionais envolvidos precisam trabalhar. Seria o bastante? O fato é que pipocam pelo Brasil cancelamentos de jogos agendados, e até o adiamento da Copa do Brasil está sendo cogitado. Convém lembrar que o Brasil é um dos países mais "rejeitados" do mundo, especialmente agora que virou 'laboratório da pandemia', como afirma o infectologista Miguel Nicolelis, com números caóticos e ascendentes, e variantes se alastrando. Nenhuma estranheza, portanto, desperta matéria como a abaixo:


Preocupado Com Pandemia, Guardiola Não Irá Liberar Jogadores Para Seleção Brasileira

Do Brasil de Fato

O técnico espanhol Pep Guardiola afirmou, nesta sexta-feira (5), que não pretende liberar os jogadores do Manchester City, clube inglês que dirige, para que disputem partidas por suas seleções, se essas estiverem na lista vermelha do Reino Unido. O Brasil integra a relação dos países que apresentam riscos aos viajantes britânicos. 

“Nós seguimos o protocolo nos últimos oito ou nove meses, o país está fechado, as pessoas só saem de casa para trabalhar em nossa bolha, somos testados a cada dois dias, e depois disso tudo deixamos os jogadores viajarem? Não sabemos o que pode acontecer. Esses países estão na lista vermelha por decisão do governo. Eles não vão viajar de jeito nenhum”, afirmou Guardiola.    

Ainda durante a coletiva, o treinador explicou que as partidas das eliminatórias da Copa do Mundo, marcadas para os dias 22 e 26 de março, devem comprometer a participação dos atletas nas rodadas seguintes do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões. Isso porque os jogadores teriam que entrar em quarentena por conta da viagem para países da lista vermelha.   

“Se eles não puderem fazer parte desses jogos, não vão viajar. Não sei o que vai acontecer, mas eles não vão viajar, isso é certo, a não ser que a Uefa [União das Associações Europeias de Futebol] ou a Fifa [Federação Internacional de Futebol] criem alguma exceção”, finalizou.    

Diante do impasse, representantes da Fifa se reuniram, nesta sexta-feira (5), com as federações de futebol dos dez países que disputam as eliminatórias na América do Sul. A tendência é que os jogos sejam adiados para setembro e outubro.  -  (Aqui).

................
ADENDO

."Alvo de críticas, CBF prepara relatório sobre infectados por covid-19 na temporada 2020 e pela manutenção do futebol"  -  Aqui.

Nenhum comentário: