segunda-feira, 8 de março de 2021

COVID-19: AS MÁSCARAS E A DIMENSÃO DO RIDÍCULO


Pelicano
................
A pandemia segue infelicitando o País e preocupando o mundo, enquanto seus aliados (isso mesmo, aliados, ou haveria outra palavra?) ao que parece se empenham em agravar mais ainda o mal estar geral (geral, ou quase isso). 

Vejamos, a propósito, o que disse o analista Jamil Chade, na Folha/UOL, que vai além do próprio incidente em si e 'amplia' o desconforto da diplomacia brasileira em relação ao ministro das Relações Exteriores:

"Neste domingo, o incidente envolvendo o ministro brasileiro, que levou um pito em público das autoridades israelenses que pediram para ele colocar a máscara, não apenas revelou a dimensão do ridículo da postura internacional do Brasil.

Internamente, no Itamaraty, o incidente também foi recebido como uma comprovação da distância que o chefe da diplomacia brasileira está do restante do mundo, inclusive de alguns de seus últimos aliados.

Já havia gerado um enorme mal-estar a decisão de Araújo de usar a abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU para criticar medidas de confinamento, há duas semanas. Agora, a percepção é de que o ministro descobriu que suas declarações e atitudes não serão toleradas.

Entre embaixadores experientes e mesmo entre diplomatas do escalão intermediário, o caso de Israel foi tratado com deboche. Nos grupos de WhatsApp de negociadores brasileiros, o que se constatou neste domingo foi a ampliação ainda maior do desprezo que seus próprios soldados nutrem do comandante. (...)."

(Para conferir a matéria completa, clique Aqui).
................

."Dispensada de quarentena, missão do Brasil fica
confinada em hotel em Israel"  -  Poder 360 - Aqui.

Nenhum comentário: