quinta-feira, 4 de março de 2021

CARTA AO MENINO MALUQUINHO (PODE SER LIDA PELO ZIRALDO)


"
Maluquinho do céu! Não irei reclamar se der com a panela na minha cabeça. Você comemorou 40 anos no final do ano passado e até agora não te mandei os parabéns. Vou nem falar que esqueci. Perdi o dia, depois a vida saiu me atropelando. Acontece, você sabe. Desculpa, camarada.

Me peguei aqui pensando naquele tempo em que vivíamos grudados. Você era mesmo um companheirão. Lembro de como ri quando você me mostrou o desenho do Pedro Alvares Cabral de touca. Sempre admirei sua leveza e seu humor, Maluquinho, um jeito bonito de levar a vida. Não é por acaso que você virou o cara mais legal do mundo.

Vou te confessar: às vezes sentia alguma inveja. O olho maior do que a barriga eu sempre tive, mas não o vento nos pés. Até por correr bem devagarinho que acabei virando goleiro também. Aliás, adoro rever aquelas suas pontes. Tentava copiá-las jogando na rua, no asfalto. Mesmo depois de velho, ainda vivo me esborrachando por aí. Sempre estou com algum machucado, parceiro. E hoje sei bem como é ser chamado de subversivo ou algo do tipo - lembra de quando o seu avô veio com essa pra cima de você?

Que doideira, né, Maluquinho!? Hoje tem um povo que fala em terra plana, não acredita em vacina e aplaude defensor de tortura e ditadura. Tem um cara aí com faixa de presidente que tripudia de pandemia, ignora mais de 250 mil mortos e acha que os milicos (sim, aqueles mesmos) têm a solução para tudo. Bons tempos em que maluco era só um moleque gente boa que andava com uma panela na cabeça.

São dias difíceis, meu amigo, bem difíceis. Mas, enquanto te escrevo, ecoa na minha cabeça uma música que ouvíamos bastante juntos. Aquela do Milton que fala: "Há um menino/ há um moleque/ morando sempre no meu coração/ Toda vez que o adulto balança/ ele vem pra me dar a mão". Lembrar disso dá uma força, viu!? E estamos muito precisando de força. Acho, Maluquinho, que a gente não sabe mais enganar a chuva criando o nosso próprio sol.

Não vou ficar de melosidades. Nada de alma ou coração. Mas saiba que você segue num lugar muito especial aqui dentro.

Se o Ziraldo estiver por perto, por favor, mande um beijão e diga que ele também está guardado num dos meus melhores cantos.

Ah, quarentão, e aproveito também para te parabenizar pelos números, não só pelo aniversário. Chegar a 129 edições e vender mais de 4 milhões de exemplares é mesmo para poucos. E você merece muito mais!

Um abraço maior do que essas pernas que podem abraçar o mundo, Maluquinho."




(De Página 5, colunista da Folha, matéria intitulada "Carta ao Menino Maluquinho [Pode Ser Lida Pelo Ziraldo]", publicada na edição de 01.03 -
Aqui.
Que o Menino Maluquinho e o Mestre Ziraldo estejam bem.
No mais, tristeza, perplexidade, indignação, preocupação).

Nenhum comentário: