segunda-feira, 1 de junho de 2020

STF E TSE TERÃO QUE ACELERAR A CASSAÇÃO DE BOLSONARO, POR LUIS NASSIF


Premissa 1 – Bolsonaro não vai parar até dar o golpe ou ser deposto.
Premissa 2 – a cada dia que passar, sem reação, as milícias bolsonarianas se tornarão mais atrevidas. Ontem e hoje as manifestações em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) foram de ameaças explícitas aos Ministros, especialmente a Alexandre de Moraes. Ou seja, o inquérito para coibir os abusos digitais está sendo enfrentado com ampliação da violência presencial. No limite, haverá atentados por parte de grupos paramilitares. Há pelo menos três manifestações nesse sentido, o grupo de Sara Winter, os neonazistas reunidos ontem na Paulista e associações de defensores de armas.
Premissa 3 – até por efeito demonstração dos Estados Unidos, se ampliarão as manifestações anti-Bolsonaro. Por isso, aumentam as possibilidades de grandes conflitos de rua, com envolvimento cada vez maior dos batalhões de choque das Polícias Militares, criando uma simbiose preocupante com os movimentos de ultradireita.
Por tudo isso, o STF e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terão que rever sua agenda. A demora em decidir sobre os destinos de Bolsonaro servirá para alimentar ainda mais a serpente da guerra civil.
A próxima semana mostrará essa mudança no ritmo dos trabalhos.  -  (Aqui).

................
Sem perder de vista que, enquanto segue a tensão política, surge uma providencial 'campanha pela união nacional', da qual já participam, segundo consta, Fernando Gabeira e Luciano Huck. E vai ficando a cada dia mais evidenciado que o plano eleitoral do senhor Sérgio Moro foi uma das manobras mais bem urdidas dos últimos tempos: com sua saída do governo, teria se livrado, por exemplo, da queimação de imagem em decorrência da fracassada postura governamental frente à covid-19. Mas há pontos nebulosos na trajetória do ex-juiz dificilmente contornáveis, e é aí mesmo que mora o perigo. Cumprindo lembrar que não se está a evocar a operação Banestado, tampouco a Lava Jato...

Nenhum comentário: