domingo, 8 de julho de 2018

COPA 2018: ECOS DA DERROTA

.
'O adeus prematuro aborta a tentativa de equilibrar as forças do futebol no plano internacional e rebaixa de vez o nosso continente ao papel secundário de exportador de talentos.' Copa 2006, Copa 2010, Copa 2014, Copa 2018... França, Holanda, Alemanha e Bélgica se impuseram perante o Brasil, 'tragédias' que acenderam a luz amarela, que a cada jornada vai se avermelhando. O day after, em todas as oportunidades, apontava para a necessidade de reformulação radical, mas ao final só a retórica prosperou. A rotina do futebol brasileiro pós Copa 2018 seguirá o figurino da mesmice? 


Eliminação do Brasil na Copa reflete a supremacia europeia no futebol

Por Tiago Barbosa

A derrota para a Bélgica amarga não só pela óbvia saída brasileira da Copa e a interrupção do sonho do hexa.

O adeus prematuro aborta a tentativa de equilibrar as forças do futebol no plano internacional e rebaixa de vez o nosso continente ao papel secundário de exportador de talentos.

Até o penta do Brasil, em 2002, havia um revezamento natural entre América do Sul e Europa, centros tradicionais da prática do esporte, na conquista do torneio – e nenhum dos dois continentes havia faturado três vezes seguidas a competição.

A queda brasileira na Rússia, somada à derrocada uruguaia mais cedo, ampliou o fosso aberto na copa passada e consolidou a supremacia europeia – agora, só seleções do Velho Continente podem ganhar em 2018.

O fenômeno se escora – e retroalimenta – no fortalecimento contínuo dos torneios europeus em detrimento dos campeonatos sul-americanos, cada vez mais subvalorizados na comparação com os rivais do além-mar.

O dano do eurocentrismo é evidente: em vez de turbinar nossas competições com craques locais, assistimos a partidas com jogadores recusados pelo mercado da bola ou prestes a serem comprados pelos supertimes de lá.

Talentos zarpam daqui cada vez mais cedo, seduzidos por propostas milionárias, e inspiram o sonho de jogar na Europa como sinônimo de realização profissional.

Nossos técnicos precisam “aprender” a moda europeia de jogar para serem validados pela mídia nativa, cada vez mais embasbacada com esquemas e modelos estrangeiros.
A combinação do desterro profissional com a importação da “visão de jogo moderna” – aliada, claro, às falcatruas dos dirigentes e dos negócios escusos das transmissões – ameaça até mesmo a nossa identidade futebolística, porque já não enaltecemos e aplicamos o modo próprio de jogar.

O horizonte não é animador: a cada copa, esse termômetro sazonal do futebol, o funil das fases finais, nos empurra para a série B da elite da bola.

Esse placar precisa virar.  

....
(Fonte: Diário do Centro do Mundo - Aqui). 

Nenhum comentário: